Um brinde ao filme dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada”/A toast to the Danish movie “Another Round

DRUK - MAIS UMA RODADA | Trailer Oficial - YouTube

Um professor em escola de ensino médio convive diariamente com a energia pulsante que os jovens alunos costumam exalar. Para um professor, ensinar é uma arte que consiste em provocar reflexões nos alunos a partir de conteúdos didáticos. A Segunda Guerra Mundial, o Teorema de Pitágoras, a Teoria da Relatividade, uma competição de futebol: tudo cabe dentro da escola. O filme dinamarquês “Druk – Mais uma Rodada” coloca tudo isso no ambiente escolar. Mas adiciona um ingrediente que pode ser um bocado perigoso – tanto para jovens alunos quanto para experientes professores: o álcool. O filme vencedor do Oscar de melhor Filme Internacional merece ser visto com um copo de água nas mãos.

O ótimo ator Mads Mikkelsen (da série “Hannibal”) é um professor desestimulado, um pai desestimulado, um marido desestimulado, um amigo sem entusiasmo. Estar a seu lado é conviver com alguém que não consegue despertar nas pessoas nada que não seja a indiferença. Por isso, o álcool, que ele passa a ingerir como parte de um experimento que visa a trazer mais sentido a sua vida, é encarado como o ingrediente que poderá devolver o sentido a uma existência que perdeu o sabor. Mas o sabor do álcool pode ser bem amargo, como o filme descreve. Ao assistir a “Druk”, coloque gelo na água, um gole profundo e… tin-tin!

English – A high school teacher lives daily with the pulsating energy that young students usually exude. For a teacher, teaching is an art that consists of provoking reflections on students based upon didactic content. The Second World War, the Pythagorean Theorem, the Theory of Relativity, a soccer competition: everything fits inside the school. The Danish film “Another Round” puts all this in the school environment. But it does add an ingredient that can be a bit dangerous – for both young students and seasoned teachers: alcohol. The Oscar-winning film for Best International Film deserves to be seen with a glass of water in hand.

The great actor Mads Mikkelsen (from the series “Hannibal”) is a discouraged teacher, a discouraged father, a discouraged husband, an unenthusiastic friend. Being by his side is living with someone who can’t awaken in people anything other than pure indifference. Therefore, alcohol, which he starts ingesting as part of an experiment that aims at bringing more meaning to his life, is seen as the ingredient that can restore meaning to an existence that has lost its flavor. But the alcohol taste can be quite bitter, as the movie describes. When watching “Another Round”, put ice in the water, take a deep sip and… cheers!

Publicado por Anderson Borges Costa

Anderson Borges Costa, brasileiro, é autor dos romances “Rua Direita” (Chiado, 2013), “Avenida Paulista, 22″ (Giostri, 2019) e do livro de contos “O Livro que não Escrevi” (Giostri, 2016 – do qual, um dos contos foi traduzido para o inglês no Canadá), além das peças teatrais “Quarto Feito de Cinzas” (traduzida para o italiano para ser apresentada na Itália), “Elevador para o Paraíso” e “Três por Quarto”. Premiado no Prêmio Guarulhos de Literatura (categorias Livro do Ano e Escritor do Ano) e no Concurso Literário do Instituto Federal São Paulo. É coordenador do Departamento de Português da escola internacional Saint Nicholas, em São Paulo, onde também atua como professor de Português e de Literatura Brasileira. É professor de Inglês no curso Cel Lep. Formado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo em Letras (Português, Inglês e Alemão), é crítico literário e resenhista de livros para várias revistas de arte e literatura, como a “Germina”, onde assina a coluna “Adrenalina nas Entrelinhas”. É paulistano e nasceu em 29 de janeiro de 1965. Participou do último filme da diretora Anna Muylaert, “Mãe só há uma”, fazendo uma figuração como o professor de literatura do protagonista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: