
Pedro Almodóvar é um dos meus diretores favoritos. Ele, assim como eu, é uma pessoa colorida, que veste seus personagens com cores alegres e quentes, mas que disfarçam uma cinzenta angústia. Os personagens de Almodóvar são um disfarce de vida, que carregam, secretamente, desejos ocultos. Depois de quase 30 anos de seu lançamento, apenas agora assisti a “A Flor do Meu Segredo”, que é uma colorida aquarela de segredos pintados de aparentes verdades.
À primeira vista, achei o filme simples e menor, dentro da filmografia de Almodóvar. Depois, refletindo mais, descobri que o filme é um disfarce, é um lençol que cobre o enredo com uma sucessão de espelhos. Está ali uma escritora que escreve livros que fazem muito sucesso, mas que aborda temas que ela detesta, como a felicidade conjugal em histórias água com açúcar. Ela, que, ao contrário do que se imagina, por ser uma autora de sucesso, não tem dinheiro, tem dívidas, tem dúvidas e é muito infeliz em seu casamento. Ela é também uma “ghost writer” e chega a publicar uma crítica, com outro nome, à autora que é ela mesma, disfarçada de seu pseudônimo. Vive angustiada, e as cenas são um constante diálogo com o simbolismo da representação, com imagens de personagens que conversam sobrepostos por um vidro que projeta as suas imagens e que os transforma em alter-egos. O filme “A Flor do Meu Segredo” é para ser visto a sós. E o que nele vemos é para ser guardado em um colorido segredo.
English – Pedro Almodóvar is one of my favorite directors. He, like me, is a colorful person, who dresses his characters in cheerful and warm colors, which disguises a gray anguish. Almodóvar’s characters are a disguise of life, who secretly carry hidden desires. After almost 30 years of its release, I have just now watched “The Flower of My Secret”, which is a colorful watercolor of secrets painted with apparent truths.
At first glance, I thought the film was simple and smaller, within Almodóvar’s filmography. Later, on reflection, I figured out that the film is a disguise, a sheet that covers the plot with a succession of mirrors. There is a writer who writes books that are very successful, but which addresses topics she hates, such as marital happiness in wishy-washy stories. She, who, contrary to popular belief, as a successful author, has no money, has debts, has doubts and is very unhappy in her marriage. She is also a “ghost writer” and even publishes a review, under another name, of the author who is herself, disguised as her pseudonym. She lives in anguish, and the scenes are a constant dialogue with the symbolism of representation, with images of characters who talk superimposed by a glass that projects their images and transforms them into alter-egos. The movie “The Flower of My Secret” is to be seen alone. And what we see in it is to be kept in a colorful secret.