
Estreou na Netflix há pouco mais de um mês o mais recente filme estrelado por Sophia Loren, “Rosa e Momo”. Eu diria que Sophia Loren está para a Itália assim como Fernanda Montenegro está para o Brasil. E o filme “Rosa e Momo”, com Sophia Loren, lembra o enredo de “Central do Brasil”, com Fernanda Montenegro: garoto órfão sem lar acaba sendo acolhido por mulher idosa, solteira e pobre. Garoto e mulher, após um início em que se estranham, começam a desenvolver afeto um pelo outro. Este é apenas o início das histórias, e as semelhanças terminam aí. São dois belos filmes, e “Rosa e Momo” mostra uma Itália muito parecida com o Brasil, e uma trilha sonora que inclui a música “Malandro”, na inconfundível voz de Elza Soares. O filme me emocionou.
A separação, a violenta quebra de relações humanas e políticas, a difícil luta pela sobrevivência e para ganhar dinheiro, legalmente ou não, são temperados com improváveis relações harmônicas entre negros e brancos, judeus e muçulmanos (na católica Itália), prostitutas, transgêneros e heterossexuais. Os conflitos modernos entre as pessoas fazem transparecer que, por trás de qualquer rótulo que criamos, habita um ser humano. “Rosa e Momo” é um filme sobre as relações humanas.
Para terminar, lembro aqui que o anúncio, na cerimônia do Oscar de 1999 de melhor filme estrangeiro (“Central do Brasil” foi indicado), na qual Fernanda Montenegro foi também indicada como melhor atriz, foi feito por… Sophia Loren. “Rosa e Momo”, Sophia e Fernanda; somos todos filhos de um realismo que emociona. Se não viu, veja “Rosa e Momo”.
English – The latest film starring Sophia Loren, “The Life Ahead”, debuted on Netflix a little over a month ago. I would say that Sophia Loren is for Italy just like Fernanda Montenegro is for Brazil. And the film “The Life Ahead”, with Sophia Loren, reminds us of the plot of “Central Station”, with Fernanda Montenegro: an orphan boy without a home ends up being welcomed by an elderly, single and poor woman. Boy and woman, after a start in which they behave like strangers, begin to develop affection for each other. This is just the beginning of the stories, and the similarities between both movies end there. Those are two beautiful films, and “The Life Ahead” shows an Italy which is very similar to Brazil, and a soundtrack that includes the song “Malandro”, by the unmistakable voice of Elza Soares. The movie has touched me.
Separation, violent breakdown of human and political relations, difficult struggle for survival and to earn money, legally or not, are tempered with unlikely harmonic relationships between blacks and whites, Jews and Muslims (in Catholic Italy), prostitutes, transgenders and heterosexuals. Modern conflicts between people make it clear that, behind any label we create, inhabits a human being. “The Life Ahead” is a film about human relations.
Finally, I would mention here that the announcement, at the 1999 Academy Awards ceremony for best international feature film (“Central Station” was nominated), in which Fernanda Montenegro was also nominated as best actress, was made by… Sophia Loren. “The Life Ahead”, Sophia and Fernanda; we are all children of a moving realism. If you didn’t see it, please watch “The Life Ahead”.
Filme delicioso! me emocionou do começo ao fim.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que linda ponte entre Brasil e Itália você fez, Anderson! Parabéns pela sua sensibilidade e olhar atento a detalhes que nem sempre são evidentes ou percebidos na velocidade dos nossos tempos.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Gostei bastante do filme, da relação de empatia e achei bem interessante a relação itália e brasil. Concordo com seu ponto de vista.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal, Vinícius. Um filme que, de muitas maneiras, conversa com o Brasil.
CurtirCurtido por 1 pessoa