O filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos” é um silêncio que merece ser ouvido/Argentine movie “The Secret in their Eyes” is a silence worth being heard

O segredo dos seus olhos: a Justiça e os justiceiros - Carta Maior

O filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos” venceu o Oscar em 2009. Trata-se de um belo filme: uma história de amor, uma história de temor. Um amor não declarado, em uma Argentina nos anos 1970, vivendo um momento de ditadura, de silêncios, sem poder expressar-se por palavras. Os principais diálogos neste filme não acontecem, pois eles não são falados, são olhados. O olhar em fotos, em close-ups, em televisões: a câmera é um grande olho que capta ameaças, seduções, amores. Tudo em silêncio. Tudo em segredo. Em olhos que nos olham. Em olhos que olhamos. Ricardo Darín e Soledad Villamil estão encantadores. Se você olhar bem, verá que “Temo” e “Te Amo” quase fazem equivaler o medo e o amor. “O Segredo dos Seus Olhos” é um olhar que merece ser encarado. Recomendo muito este segredo argentino.

English – The Argentine film “The Secret in their Eyes” won the Oscar in 2009. It is a beautiful movie: a love story, a story of fear. An undeclared love, in an Argentina in the 1970s, living a moment of dictatorship, of silence, when words were silenced. The main dialogs in this film do not happen, as they are not spoken, they are looked at. The look in photos, in close-ups, on televisions: the camera is a big eye that captures threats, seduction, love. Everything in silence. Everything in secret. In eyes that look at us. In eyes that we look at. Ricardo Darín and Soledad Villamil are charming. “The Secret in their Eyes” is a look that deserves to be stared at. I highly recommend this Argentine secret.

Publicado por Anderson Borges Costa

Anderson Borges Costa, brasileiro, é autor dos romances “Rua Direita” (Chiado, 2013), “Avenida Paulista, 22″ (Giostri, 2019) e do livro de contos “O Livro que não Escrevi” (Giostri, 2016 – do qual, um dos contos foi traduzido para o inglês no Canadá), além das peças teatrais “Quarto Feito de Cinzas” (traduzida para o italiano para ser apresentada na Itália), “Elevador para o Paraíso” e “Três por Quarto”. Premiado no Prêmio Guarulhos de Literatura (categorias Livro do Ano e Escritor do Ano) e no Concurso Literário do Instituto Federal São Paulo. É coordenador do Departamento de Português da escola internacional Saint Nicholas, em São Paulo, onde também atua como professor de Português e de Literatura Brasileira. É professor de Inglês no curso Cel Lep. Formado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo em Letras (Português, Inglês e Alemão), é crítico literário e resenhista de livros para várias revistas de arte e literatura, como a “Germina”, onde assina a coluna “Adrenalina nas Entrelinhas”. É paulistano e nasceu em 29 de janeiro de 1965. Participou do último filme da diretora Anna Muylaert, “Mãe só há uma”, fazendo uma figuração como o professor de literatura do protagonista.

2 comentários em “O filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos” é um silêncio que merece ser ouvido/Argentine movie “The Secret in their Eyes” is a silence worth being heard

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: